Buscar
  • Eduardo Luiz Domingos

Do Modelo de Negócio a Cadeia de Valor

Atualizado: Out 28

O Modelo de Negócio e a Cadeia de Valor são ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto. Através da integração de suas dimensões, podemos obter um melhor resultado para o negócio e operação! Gostou?




Sobre

Modelo de Negócio


O Business Model Canvas ou Canvas de Modelo de Negócios, foi criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, em 2011, em obra intitulada de Business Model Generation, sendo uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.


Sobre

Cadeia de Valor


O conjunto de processos que uma organização executa para entregar valor ao cliente foi denominado de Cadeia de Valor em 1985, por Michael Porter, na sua obra intitulada de: Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. São por meio desses processos que são entregues os produtos ou serviços aos clientes, e eles podem ser divididos em 3 (três) grupos: processos de gestão, processos primários e processos de apoio.


Integração

Atividades Chave x Processos Primários


A integração das duas ferramentas se dá pelas dimensões em comum que elas possuem. No Modelo de Negócio temos a dimensão "Atividades Chave" que representa quais as principais atividades para operação do negócio. Já na Cadeia de Valor temos a dimensão "Processos Primários" que representa quais os principais processos para a operação da organização. Ou seja as atividades e processos são correspondentes, e priorizam a entrega da proposta de valor da organização ao cliente. Podemos então trabalhar nessas dimensões de forma integrada, obtendo assim um melhor resultado para o negócio e operação.


Exemplo

Case de Trabalho

O exemplo de integração do Modelo de Negócio e Cadeia de Valor apresentado a seguir é de um case de trabalho em uma organização de tecnologia, no qual seu core business é o desenvolvimento de sistemas, no levantamento inicial foram identificados 3 (três) Atividades Chave x Processos Primários, no primeiro nível da organização.



Recomenda-se que para cada processo da cadeia de valor, seja realizado um trabalho de desdobramento, possibilitando compreender melhor a qual(is) unidade(s) organizacional(is) ele pertence. Acompanhe a continuidade nos próximos posts!



Download Canvas Versão em PDF:

eduardodomingos.com/linktree


Conteúdos e ferramentas que proporcionam a estruturação e o desenvolvimento integrado de gestão, inovação e tecnologia!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo